Prefeitura de Três Pontas

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

Visita ao ETE de Araruama

por Alice Beraldo

02/08/2017 16:15

            Este final de semana o Prefeito Luiz Roberto, o vice, Marcelo Chaves, e o diretor do SAAE -Três Pontas, Afonso José de Carvalho Figueiredo, visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto Ecológica (ETE) de Araruama. A visita foi para conhecer o projeto desenvolvido pela ETE, que trabalha com um sistema de tratamento de água que não agride o meio ambiente e é bem mais barato. 

           
            O grande diferencial da ETE de Araruama é que ou invés de usarem reagentes químicos no tratamento da água, usam plantas para desempenharem o trabalho. Em uma empresa de tratamento convencional, por exemplo, o cloreto fénico, produto caro e de difícil transporte, é usado para a extração de fósforo e nitrogênio da água. Já em uma estação ecológica é usada a salvinia, planta originária do Pantanal, de baixíssimo custo e amiga do meio ambiente. 


            Quando as plantas atingem a vida adulta, são retiradas dos lagos de tratamento e transformadas em adubos 100% orgânicos, não tendo assim gasto com transporte para os aterros. De acordo com dados da ETE Araruama mensalmente são gastos 77mil reais, só com produtos químicos que seriam despejados na água. Já os gastos com as plantas giram em torno de zero. É comprovado também que a performance da Estação de Tratamento de Esgoto Ecológica é bem maior que a convencional, além de uma economia total de 75%.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página