Prefeitura de Três Pontas

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

O PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE TRÊS PONTAS

por DMTT

11/12/2017 09:00

O PlanMob 3Pontas vem da necessidade de definir diretrizes na integração da Política Nacional de Mobilidade Urbana com a política de desenvolvimento urbano  respectivas políticas setoriais de habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo no âmbito dos entes federativos, como definido pela Lei Federal 12.587/2012. Outras diretrizes vêm da necessidade de priorização dos modos de transportes não motorizados, a integração entre os modos e serviços de transporte urbano, a mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos de pessoas e cargas na cidade, dentre outras diretrizes citadas na Lei. Assim sendo, o objetivo do PlanMob é o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, priorizando sempre a acessibilidade, o desenvolvimento sustentável, a equidade, a eficiência e eficácia, a gestão democrática e a segurança.  

Para entender o que significa a Mobilidade Urbana, pode-se descrever como sendo a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano.

Portanto, visando melhorias e cumprir os direitos e deveres, foi dado o passo inicial para o desenvolvimento deste Plano através de audiência pública realizada na data de 05 de dezembro 2017. Na ocasião, foram abordados tópicos importantes como a qualidade dos serviços públicos de transporte, individual e coletivo, a qualidade da sinalização local e das vias, a possibilidade de inclusão de diretrizes mais elaboradas aos novos loteamentos, a acessibilidade aos necessitados, a integração dos modos de transporte público com os demais, a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária, os polos geradores de viagens, as áreas de estacionamento público e privado, gratuitos ou onerosos, além dos mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infra estrutura de mobilidade urbana, dentro outros diversos pontos específicos que foram adicionados para análise e possibilidade de adição no Plano.

Contudo, a participação popular ainda foi ínfima no contexto global. Assim, buscando ampliar esta participação, o link seguinte é um formulário de participação popular que os munícipes poderão se expressar.

https://goo.gl/forms/px4o2aGoIIu6rOQc2

 

Além disso, há uma urna na Prefeitura Municipal no qual os munícipes poderão se expressar por escrito.

A participação popular será coletada até dia 12 de janeiro de 2018, quando será fechado o formulário e retirado a urna. Após a coleta, será feita os estudos relaciona as demandas apresentadas para elaboração do plano e adicionado as necessidades identificadas.

 

A Prefeitura Municipal, antecipadamente, agradece a todos pela participação e busca sempre melhorias voltadas ao coletivos.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página