Prefeitura de Três Pontas

Você sabia? Felicidade é coisa séria. Aqui você é recebido de portas abertas!
Imprimir Email

Unidade de Atendimento

PROGRAMAS E UNIDADES DE ATENDIMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Secretaria Municipal de Assistência Social

19/03/2014 08:23

PROGRAMAS E UNIDADES DE ATENDIMENTO SOCIAL

- Centro de Convivência do Idoso
Sede: Rua Francisco de Paula Vítor, s/n - Bairro Século  
Diretora: Diana Dayse Mota Tiso
Telefone: 3265-4785

Horário de Funcionamento: 07:30 às 16:30, sendo horário das atividades com os freqüentadores das 13:00 às 16:30.

Atende, em média, 190 idosos diariamente.  São cadastrados 220 idosos.


- Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

O PAIF - Programa de Atendimento Integral a Família – é um serviço continuado de proteção social básica desenvolvido no CRAS “Casa da Família”
Atividades realizadas no CRAS: atendimento psicossocial, esportes, lazer, reuniões com as famílias, acolhida, busca ativa, acompanhamento das famílias, visitas domiciliares, oficinas de geração de renda e qualificação para o trabalho.

Este programa objetiva potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade e contribuindo para o processo de autonomia e emancipação social das mesmas, fomentando seu protagonismo. Atualmente o município possui 2 CRAS, sendo eles:

- Centro de Referência de Assistência Social I / CRAS - I “Casa da Família”
Endereço: Rua Godofredo Rangel, 187- Vila Marilena 

Coordenadora: Kátia Faria
Telefone: 3266-5935
e-mail: cras_vilamarilena@trespontas.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:30 horas

Atende famílias dos bairros: Alcides Mesquita, Antônio de Brito Mendonça, Aristides Vieira de Mendonça, Azarias da Silva Campos, Botafogo, Catumbi, Chácara Catumbi, Chácara Sá Urbana, Distrito Industrial, Eldorado, Francisco Vieira Campos, Jardim Boa Vista e II, Jardim Bom Pastor, Jardim das Acácias, Jardim das Oliveiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Paraíso, Jardim Philadelphia, Jardim Primavera, Morada Nova, Parque Veredas e II, Ponte Alta e II, Quatis, Santa Maria, Santa Mônica, Santa Terezinha, São Benedito, São Judas Tadeu, Turmalinas, Vila Fabri, Vila Marilena, Vila Rica, Village das Palmeiras, Vivendas do Bosque.

- Centro de Referência de Assistência Social II / CRAS - II “Casa da Família”
Endereço: Rua Amazonas, 257 - Padre Vitor

Coordenadora: Rosilena da Silva Pereira Trolez

Telefone: 3265-7430
e-mail: cras2@trespontas.mg.gov.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 17:00 horas

Atende famílias dos bairros: Aeroporto, Balneário Serra Verde, Bela Vista, Bela Vista – Calili, Cidade Jardim, Cohab Ouro Verde, Condomínio Chácaras do Lago II e III, Condomínio Villa D’água, Esperança, Eucaliptos, Jardim Brasil, Jardim Greenville, Major Braz, Meia Pataca, Novo Horizonte, Ouro Verde, Padre Vitor, Peret, Santa Edwiges, Santa Inês, Santa Margarida, Santa Marta, Santa Tereza, Santana, São Francisco de Assis e I, São Gabriel, São José, São Vicente, Século, Vale do Sol, 2 e 3, Vicentini, Vila Campos, Vila Romana, Vila Rosa, Vila São Paulo.

- Programa Bolsa Família / Cadastro Único - CadÚnico

Programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. O valor do beneficio recebido pelas famílias varia, dependendo da renda familiar (com limite de R$140 por pessoa), da quantidade de filhos e da idade dos mesmos.

Coordenador: Terezina Maciente Costa Silva

Telefone: 3265-7431

e-mail: bolsafamilia@trespontas.mg.gov.br  

Local de Atendimento:

# Sec. Mun. de Assistência Social – SMAS  3265 – 7431
Travessa D’ Aparecida, 143 – Centro ( próximo do antigo Clube Serrote )
Atendimento: Segunda á Sexta das 08:00 às 16:30

No Cadastro Único podem estar inscritas famílias com renda per capta de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos no total. Os principais benefícios do CadÚnico são:

# Desconto na Conta de Luz e de Água

As famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa têm direito a Tarifa Social de Energia Elétrica e Tarifa Social de Água e Esgoto.

# Carteirinha do Idoso
A Lei Nº 10.741 do Estatuto do Idoso, prevê vagas gratuitas ou desconto de no mínimo 50% em transportes coletivos interestaduais para idosos a partir dos 60 anos e com renda individual de até 2 salários mínimos.

# Isenção de Pagamento de Inscrição em Concurso Público
As famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa tem direito a isenção a taxa de inscrição em concurso público.

# Desconto no Carnê para Aposentadoria do INSS
As famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com renda mensal de até 2 salários mínimo tem desconto na contribuição para Aposentadoria do INSS.

# Telefone Social - AICE
As famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa tem direito ao Telefone Social – AICE.
Assinatura: 33% do valor da tarifa aplicável a classe residencial.
Minutos: 90 minutos em ligações locais.

- Projovem Adolescente
O Projovem Adolescente é uma das quatro modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) que atende exclusivamente a faixa etária de 15 a 17 anos. É um serviço socioeducativo, que integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Objetivos: complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Atualmente o município possui 2 unidades do Projovem, sendo eles:

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV.

Serviços realizados em grupos a fim de completar os trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

O SCFV de 06 à 15 anos: tem como foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes.

O SCFV de 15 à 17 anos: tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitário. Visa contribuir para retorno ou permanência dos adolescentes na escola por meio de atividades que estimulem a Convivência Social, a participação cidadã e uma formulação geral para o mundo do trabalho.

 Funcionam nos seguintes locais:

Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente:

- Núcleo I: Rua Ponta Grossa, s/n – Botafogo – antigo PROJOVEM I – 3266-7030;

- Núcleo II: Rua Amazonas, nº257 – Padre Victor – antigo PROJOVEM II – 3265-7430;

- Núcleo III: Rua João Mulato, s/n – Vilage das Palmeiras – antigo PETI Urbano – 3265-6771;

-Núcleo IV: Rodovia CTP 075 – km 17 - antigo PETI Rural

 

- Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS

Coordenadora: Sara Silva Souza
Endereço: Rua Barão da Boa Esperança, 1269 - Antônio de Brito 

Telefone: 3265-7669
e-mail: creas@trespontas.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00

Público alvo: Crianças e adolescentes em situação de risco como: abuso sexual, violência, violência doméstica, negligência ao idoso, à mulher e ao deficiente e aos indivíduos em situação de rua.
Atividades desenvolvidas: atendimento psicossocial, reuniões com as famílias, acolhida, busca ativa, acompanhamento das famílias, visitas domiciliares, oficinas de geração de renda e qualificação para o trabalho.
O CREAS tem como objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento psicossocial individualizado e sistemático a crianças, adolescentes e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos e aos adolescentes autores de ato infracional.

 

- Centro Municipal de Atendimento à Criança e ao Adolescente – CEMACA

Diretora: Adriana Nogueira Junqueira
Telefone: 3265-6801
e-mail:cemaca@trespontas.mg.gov.br

 

Oficinas:

Corte e costura;

Bordado à máquina;

Fuxico;

Pintura em tecido;

Pintura em tela e decoupage;

Marcenaria.

 

- Liberdade Assistida
Rua Barão da Boa Esperança, 1269 - Bairro Antônio de Brito  
Telefone: 3265-7669
Coordenadora: Sara Silva Souza

Horário de Funcionamento: 07:00 às 17:00
Público Alvo: adolescentes em conflito com lei.
Atividades desenvolvidas: atendimento psicossocial, promoção do adolescente e da família, supervisão de freqüência escolar, oficinas de geração de renda e qualificação para o trabalho.
Tem como objetivo viabilizar crianças e adolescentes outras oportunidades que não sejam a marginalização fazendo com que possa emergir limites, deveres, direitos e noções de valores, através das oficinas oferecidas pelo CREAS, assim como assistência psicossocial.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página