Prefeitura de Três Pontas

Você sabia? Conheça o turismo religioso e as belezas naturais de Três Pontas.
Imprimir Email

Notícias

IPTU 2017

por Assessoria de Comunicação

21/03/2017 16:43

A Prefeitura responde: IPTU 2017

O que é o IPTU?

O IPTU é o Imposto Predial e Territorial Urbano é cobrado para pessoas que possui propriedade imobiliária urbana, sendo tanto para pessoas física ou jurídicas. O dinheiro arrecadado é convertido em orçamento para diversos fins.

Então uma pessoa que mora na zona rural não pago o IPTU?

Não o IPTU, pois ele é só destinado ao município. Os moradores da Zona Rural pagam o ITR Imposto do Territorial Rural.

Como eu posso fazer o pagamento do meu IPTU?

Bom, há três formas de fazer o pagamento. Você pode pagar em uma prestação, chamada “Cota Única”. O prazo máximo para o pagamento será até o dia 10/05, e será concedido um desconto de 10% sobre o valor total do imposto. 

Mas, se você não quiser pagar de uma vez só, você tem a opção de parcelar em três vezes, como já vem na fatura que você vai receber na sua casa, mas sem o desconto. Os vencimentos serão nos dias 10/05; 12/06 e 10/07.

Em caso de pagamento com mais de três parcelas você deverá fazer uma requisição, até o dia 05/05, na junta de Divisão de Tributos, da Secretaria de Fazenda na Prefeitura Municipal- essa opção também virá sem o desconto.  

Mas e se eu não pagar dentro do prazo?

Se o pagamento não for feito até o vencimento da fatura, serão cobrados juros, multas e correções monetárias, de acordo com a Lei Municipal nº 2531.

Onde eu posso fazer o pagamento?

Em qualquer Agência Bancária credenciada, ou em Lotéricas.

E se houver algum erro no valor cobrado?

Em caso de erro ou reclamações relacionadas ao valor do IPTU, o contribuinte, mediante protocolização na Prefeitura Municipal de Três Pontas, receberá atendimento para sanar qualquer questão.

Como eu faço para receber minha guia do IPTU?

As guias serão entregues de acordo com o domicílio fiscal do contribuinte que consta no cadastro municipal. Aqueles que tiveram o endereço alterado, ou que não receberam as suas guias, deverão comparecer na Divisão de Tributos, da Secretaria de Fazenda, na Prefeitura.  



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página