Prefeitura de Três Pontas

Você sabia?
Imprimir Email

Notícias

DIA 20 DE JANEIRO, DIA DO FARMACÊUTICO

por Farmácia Municipal

19/01/2018 15:22

O dia do Farmacêutico no Brasil é comemorado em 20 de Janeiro. A data foi escolhida para homenagear a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos e tem a finalidade de comemorar e relembrar o ideal abraçado pelos profissionais em questão.

Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar, sucessores dos boticários, conhecedores do processo de fabricação, acondicionamento e do uso de medicamentos e suas consequências no organismo.

Está habilitado a atuar, ainda, em diversas outras áreas, como laboratórios de análises clínicas, bancos de sangue e leite, análises de alimentos, cosmetologia, inspeção sanitária, entre outras.

O farmacêutico é o responsável técnico da Farmácia ou Drogaria, é o elo entre o paciente e o prescritor, devendo zelar pelo uso racional do medicamento que consiste em fazer que o paciente receba o medicamento apropriado para a sua condição clínica, nas doses adequadas às suas necessidades individuais por um período de tempo suficiente para a melhor resposta terapêutica e ao menor custo para si e para a comunidade.  Assim, faz-se um profissional indispensável para a melhoria da qualidade de vida da população.

Aproveitando que a Farmácia Municipal de Três Pontas em 2018 completa 10 anos, nada melhor para comemorar esta data do que exaltar o profissional que está a frente das atividades deste estabelecimento: o Farmacêutico. E reconhecer sua importância para a Saúde Pública em Três Pontas.

Assim, dia 19 de Janeiro, sexta-feira, foi realizada na Farmácia Municipal de Três Pontas uma confraternização entre os profissionais farmacêuticos, tanto da rede pública de saúde, como da rede privada, a fim da troca de experiência entre as áreas e da melhor interação entre estes profissionais.

A comemoração contou com a realização de uma homenagem à Farmacêutica, já aposentada, Maria de Fátima Flores Mancini pelos seus muitos anos dedicados à saúde pública, a frente da Farmácia Municipal e também à Vigilância Sanitária de Três Pontas.

A todos os farmacêuticos, nosso reconhecimento e agradecimento.



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página